ONU estuda aumentar tropas na República Democrática do Congo…

18/11/08

O Conselho de Segurança da ONU estuda um projeto de resolução para aumentar de forma temporária o número de militares da missão de paz que atua na República Democrática do Congo. O projeto prevê o aumento de cerca de 3.000 membros no país.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu em várias ocasiões ao principal órgão de decisão da instituição uma postura nesse sentido, sobretudo para aumentar a presença na zona leste do país, onde se intensificaram os choques entre as forças governamentais e o grupo rebelde liderado pelo general Laurent Nkunda.

O projeto de resolução apresentado pela França e apoiado pelo Reino Unido contempla o aumento de militares e policiais em 2.785 e 300 unidades, respectivamente, que se somariam aos atuais 17 mil soldados internacionais que fazem parte da missão.

O projeto de resolução, ao qual a agência Efe teve acesso, condena também “o ressurgimento da violência na região leste da República Democrática do Congo e pede às partes o imediato cessar-fogo”.

Além disso, expressa “extremada preocupação” com a deterioração experimentada pela situação humanitária e, “em particular, pelos ataques contra a população civil, a violência sexual, o recrutamento de crianças-soldado e as execuções sumárias” que estão ocorrendo.

Fontes diplomáticas disseram que ainda não foi determinado em que momento o Conselho de Segurança analisará essa proposta, mas poderia ser nesta mesma semana.

A minuta da resolução autorizaria o desdobramento de pessoal adicional até 31 de dezembro de 2008 e se compromete a revisar de novo a situação antes dessa data.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: